Multi Tool Trac, um engenho muito especial
O motor diesel de 6 cilindros instalado neste trator serve para mover um gerador que fornece energia aos motores elétricos situados em cada uma das rodas.
A solução é original e quem lhe deu forma não foi nenhum fabricante de renome com experiência no setor dos equipamentos agrícolas.
Na verdade, a ideia partiu de um grupo de sete agricultores holandeses que idealizaram o projeto e acordaram a sua construção com um consórcio ligado à indústria metalúrgica.
Já falámos dele na edição 91 d’abolsamia mas na altura mostrámos só uma maquete do projeto porque ainda não tinham sido desvendadas fotografias.
Agora que já esteve exposto em feiras e que parece estar mais perto da sua forma definitiva, vale a pena recordarmos algumas particularidades que fazem do Multi Tool Trac uma máquina singular:
- A potência elétrica situa-se entre 4 x 22 kW e 4 x 44 kW.
- É possível engatar alfaias ligadas à TDF não só na traseira e na frente, como em qualquer outro trator, mas também a meio do chassis.
- A posição da cabina é ajustável, podendo avançar ou recuar ao longo da estrutura.
- A largura de via vai dos 2,25 aos 3,25 m e é ajustável mesmo em andamento.
- Pode trabalhar com três alfaias ao mesmo tempo.
Foi pensado de raiz para trabalhar em parcelas onde se pratica Agricultura de Tráfego Controlado e não há dúvida de que é um trator fora do comum.
É pouco provável que nos deparemos com um na Lezíria do Tejo ou nas margens de Alqueva. Mas se às vezes há quem aviste óvnis…Era menos de admirar que aparecesse um destes por cá.