Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

Terratrac adaptado para um cliente especial

1 Principal.png

Não há nada que não possa ser feito. É com esta confiança que a marca suíça AEBI dá a conhecer as adaptações feitas num dos seus modelos, propositadamente para que um agricultor com incapacidade motora continue a fazer aquilo de que gosta.

 

Aos 25 anos, o suíço Wisi Zgraggen sofreu um acidente enquanto trabalhava com uma enfardadeira e perdeu o seu braço direito e parte do braço esquerdo. Subitamente viu a sua vida mudar, e foi aconselhado a pedir reforma antecipada. Mas em vez de seguir esse conselho, começou a transformar uma série de coisas à sua volta para poder continuar a trabalhar. Agora, passados 12 anos, tem quatro filhos e uma exploração agrícola adaptada às suas necessidades.

 

Recentemente, tomou a decisão de comprar um Aebi Terratrac, que é uma máquina para trabalhar em encostas acentuadas. Mas só faria a aquisição se o fabricante introduzisse no Terratrac uma série de modificações que lhe permitissem conduzi-lo.

Apesar da adaptação representar um novo território para todos os profissionais que se envolveram no projecto, os engenheiros de design da Aebi, seguindo a máxima de que “não há nada que não possa ser feito”, acabaram por tornar real o que lhes foi pedido.

 

As moficações que foram feitas

Perante as capacidades e as incapacidades do cliente, os técnicos da marca sediada em Burgdorf reconfiguraram os comandos na cabine do Aebi TT280 e instalaram um sistema de direção que permite a Wisi conduzir com os pés.

Do lado esquerdo foi instalado um painel de comandos que substitui a alavanca multifuncional, situada de série do lado direito. Além das principais funções do hidráulico, é também através deste painel que o Wisi liga o motor, aciona o travão de parque e acende e a apaga as luzes, buzina, e aciona o sistema de engate rápido.

O manípulo de abrir a porta foi redesenhado, a alavanca de condução foi mudada para o lado esquerdo, e uma espécie de joystick instalado no chão da cabina permite comandar a direção com os pés.

2.png

Um painel operacional permite selecionar todas os comandos que de origem estão concentrados numa alavanca.

3.png

Este Terratrac modificado é conduzido através de um sistema de direção que se controla com um pé.

 

O processo

“Para adaptar o Terratrac foi necessária uma grande porção de improviso e espírito de equipa, combinados com bastante conhecimento técnico”, relembra Christoph Wegmüller, o técnico que liderou o projecto. A máquina foi finalizada em cerca de 5 meses e batizada como Wisi TT280.

As funções de segurança foram acauteladas: “Para nós, não se tratava apenas de instalar algumas manetes para que o Wisi pudesse conduzir. Todos os sistemas estão interligados de forma lógica e devem reagir com precisão”.

Uma característica nova foi a adaptação de um sistema de engate rápido da Gangl Docking Systems, que torna possível engatar e desengatar alfaias numa questão de segundos e sem que o condutor tenha de sair da cabine.

4.png

O engate rápido da Gangl é uma peça fundamental para que este agricultor possa, sozinho e sem ajudas, engatar e desengatar as alfaias.

 

A entrega

O momento da entrega do TT280 foi uma ocasião especial. “Eu estava à beira das lágrimas. O negócio é uma coisa; o aspeto humano, por outro lado, é uma coisa que não se pode comprar”, disse Wisi, referindo-se à relação que estabeleceu com o pessoal da Aebi durante a evolução do projeto.

Este Terratrac assim adaptado é muito mais do que uma peça de maquinaria agrícola. É a solução que permite a este agricultor trabalhar naquilo que mais gosta.

5.png

Wisi Zgraggen sente-se um homem feliz por poder desenvolver a sua atividade de forma autónoma.

 

 

Google Analytics

Copyright

O conteúdo total do blog 100% TRAÇÃO (textos, fotografias, gráficos, etc.) é propriedade única e exclusiva da NUGON, LDA, e não podem ser reproduzidos sem autorização da mesma.