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100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

David Brown com condução remota premiado pelo AptiPro 2015

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O Concurso de Protótipos Tecnológicos AptiPro 2015 distinguiu com o primeiro lugar o projeto Agrobot, desenvolvido pela EPA. Num total de 37 protótipos tecnológicos submetidos a concurso, saiu vencedor este trator adaptado para funcionar sem a presença de um operador no posto de condução.

Segundo o comunicado de imprensa divulgado pela EPA (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela), “o Agrobot é um robot agrícola construído a partir de um trator David Brown em fim de vida que se encontrava nas instalações da escola”. 

O objetivo foi criar um veículo em que “o risco de esmagamento do operador em situação de reviramento é completamente eliminado”. Acrescenta o comunicado que este trator pode constituir uma solução segura “para trabalhar em locais de difícil acesso como taludes íngremes ou patamares”.

No Agrobot os comandos são acionados por cilindros hidráulicos controlados por um bloco de eletroválvulas. Estas recebem ordens de um smartphone com sistema android e aplicação bluestick que operador manuseia com os pés assentes em terra firme.

Neste protótipo, a condução do trator é realizada pelo operador mas a EPA trabalha já numa evolução de modo a permitir que ele seja guiado através de mapas de coordenadas gps previamente definidas.

O objetivo do AptiPro é divulgar a qualidade de formação adquirida pelos alunos dos cursos profissionais na área da eletrotecnia e mecatrónica. A organização esteve a cargo da Associação Nacional de Professores de Eletrotecnia e Eletrónica e do Instituto Profissional da Bairrada e os resultados foram conhecidos no passado dia 14 de julho.

           

O lado técnico do Agrobot - Prof. João Pires

 

Ao blog 100% Tração, da revista abolsamia, João Nuno Ferreira Pires, o professor responsável pelo projeto, explicou em maior detalhe de que modo funciona o David Brown nesta sua nova vida.

 

100% Tração: Na fase em que está, o trabalho incidiu essencialmente na direção e não noutros comandos?

João Pires: O trabalho incidiu na direção, pedal de travão, pedal de embraiagem e alavanca de velocidades.

 

100% Tração: O trator trabalha sempre na mesma mudança?

João Pires: Nesta fase o trator permite apenas trabalhar em 1ª ou marcha atrás.

 

100% Tração: O arranque e a paragem também são comandados remotamente?

João Pires: Não, este protótipo ainda não possui essa funcionalidade por questões de segurança.

 

100% Tração: O motor trabalha a um regime previamente definido ou também é possível ajustá-lo durante a operação?

João Pires: O regime de funcionamento do motor é definido previamente.

 

100% Tração: Existe algum mecanismo de paragem de emergência?

João Pires: Sim, existe um acionador no trator que com uma pequena força leva à paragem imediata da viatura.

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100% Tração: Quantas pessoas estiveram envolvidas neste projeto e quanto tempo demorou a preparar?

João Pires: O projeto envolveu diversos alunos do curso de técnico de mecatrónica, contudo afetos a este projeto estavam apenas dois alunos e dois professores.

 

100% Tração: Quanto custou esta adaptação?

João Pires: O custo desta adaptação [financiado pela escola] foi de cerca de 5000 euros, uma vez que foi necessário dotar o trator de uma central hidráulica, já que este não tinha nenhuma a trabalhar diretamente no motor.

 

 

 

 

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