Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

100% Tracção

Aqui falamos das tendências no sector da maquinaria para agricultura e para floresta. É o propósito desta plataforma abolsamia.

Carregadores Frontais - A Evolução

1 (1).JPG

No início de outubro estivemos nas instalações da JCB, no Reino Unido, e visitámos a área de museu onde é mostrada a evolução da marca ao longo do tempo, desde os anos 40 do século XX.

Entre as máquinas expostas, encontrámos um Ferguson TE20 equipado com um carregador frontal de apenas um braço, que na época foi desenhado para tratores pequenos, das marcas Fordson e Ferguson.

2 (1).JPG3 (1).JPG

 

Era desmontável, possuía um único cilindro hidráulico de elevação, e o movimento de descarga era acionado através de uma alavanca. Esta alavanca estava ligada a um cabo de aço que ao ser puxado destrancava o balde. Com denominação Si-draulic, foi comercializado a partir de 1953.

Mas este não foi o primeiro carregador frontal da JCB. A marca começou a comercializar logo em 1949 o modelo Major Loader (na foto abaixo, instalado num trator Nuffield). Possuía dois cilindros hidráulicos e o balde era igualmente destrancado através de um cabo de aço.

Major Loader (4).JPG

Precisamente no mesmo ano, na Escandinávia, a marca sueca Alö deu início à comercialização de um carregador frontal baseado num modelo experimental desenhado em 1947.Estes foram os primeiros tempos e desde então muita coisa mudou.

Como deve calcular, no museu da JCB há muito mais para ver, e a bem dizer estes equipamentos fazem parte de um passado já longínquo da marca. Mas esta visita à JCB coincide com a publicação de um dossier técnico sobre carregadores frontais que divulgamos n’abolsamia nº 98, que está nesta altura a sair da gráfica.

É esta a razão por que trazemos até si este exemplar histórico que encontrámos num canto do museu. Para que ao ler o dossier técnico, e ao inteirar-se acerca das inovações mais recentes, tenha também uma perspetiva acerca de onde vêm estes equipamentos. Boas leituras!

 

Google Analytics

Copyright

O conteúdo total do blog 100% TRAÇÃO (textos, fotografias, gráficos, etc.) é propriedade única e exclusiva da NUGON, LDA, e não podem ser reproduzidos sem autorização da mesma.